Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ministério de Planejamento publica Portaria para monitorar o uso de energia elétrica e água em órgãos federais

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou, hoje (13), no Diário Oficial da União a Portaria 23/2015, visando estabelecer medidas para monitorar o uso de energia elétrica e água em órgãos federais. A ideia é que sejam adotadas práticas responsáveis de consumo. A atenção está no uso de ar condicionado, lâmpadas e desperdício de água.

O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, já havia anunciado a medida, sendo uma das que serão adotadas para auxiliar no problema de baixo nível dos reservatórios e colaborando para que não haja o possível racionamento.
São simples atitudes que deverão colaborar muito. Na área de energia, são elas: aproveitar a luz natural; substituir luminárias por lâmpadas e mantê-las desligadas em ambientes vazios; manter as portas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado, desligá-lo quando não tiver ninguém utilizando e, também, após as 18 horas; desligar o monitor dos computadores, impressoras, estabilizadores e caixas de som; entre outras.
Em relação à água, as atitudes abrangem cuidados para que não haja desperdício, como evitar vazamentos nas instalações; manutenção de torneiras totalmente fechadas; criação de sistemas de captação da água da chuva e priorização de descargas mais econômicas.
Ainda de acordo com a Portaria, os dados sobre o consumo de energia e água das entidades serão fornecidos por meio do Sistema do Projeto Esplanada Sustentável (SisPES). As informações de 2014 e janeiro de 2015 também serão inseridas no SisPES em até trinta dias após a publicação da Portaria.