Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Curso de Capacitação da ACAMOP é prestigiado pela região

O curso de capacitação da ACAMOP, Câmara Municipal de Toledo e Escola do Legislativo que se iniciou na quarta-feira (19) e encerrou-se hoje pela manhã, trouxe bons resultados. Representantes de várias cidades da região além de escolas e universidades participaram do evento.
O encontro que tinha como tema " A importância da construção do desenvolvimento local sustentável para a melhoria da qualidade de vida e cidadania", contextualizou os presentes nos assuntos mais discutidos da atualidade. A primeira palestra teve como tema o biogás e biometano, sendo ministrada pelo Gerente do Centro Internacional de Energia e Renovação, Luiz Thiago Lúcio.

As palestras sobre os planos e políticas para o meio ambiente nos municípios, resíduos sólidos, arborização, mobilidade, ficou a cargo do Secretário de Meio Ambiente Leoclides Bisognin, do Responsável Técnico pelo Aterro Sanitário de Toledo e Saneamento Rural, Engenheiro Flávio Augusto Sherer, além do responsável pelas áreas de fiscalização e vistorias, Engenheiro Paulo Jorge de Oliveira.

A palestra de grande ênfase foi do Diretor-Presidente do Enerbios e do ABRAPCH, Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni. O tema da palestra foi as oportunidades, riscos ou equívocos sobre o FRACKING. Uma prática perigosa que vem sendo introduzida em nossa região de forma silenciosa.

O grande destaque do encontro foi o comprometimento assumido pela ACAMOP de realizar um abaixo-assinado contra o "FRACKING", que terá a assinatura dos vereadores das 31 Câmaras Municipais credenciadas à associação. 

A última palestra do dia ficou sob responsabilidade do advogado, Antônio Carlos Barater. A palestra teve como tema " A mensagem do século XXI".
O segundo dia de evento trouxe ao palco o presidente da escola do legislativo de Toledo, vereador Rogério Massing, com a finalidade de explicar aos legisladores presentes as funções e a importância de uma escola. Na sequência, o controlador interno da Câmara Municipal de Toledo, David Calça, ministrou sua palestra explicando as funções da controladoria e de como pode auxiliar nos trabalhos dentro dentro de uma casa de leis.

Como programado, estiveram presentes no eventos os deputados estaduais Elton Welter, Adelino Ribeiro e Ademir Bier, além do deputado federal Alfredo Kaefer.

O evento deve boa participação de várias cidades da região, entre elas: Iguatu, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Nova Santa Rosa, Tupassi, entre outros, Serranópolis, Matelândia, Ouro Verde do Oeste, Maripá,Santa Helena, Corbélia, Céu Azul, Guaíra, Palotina e Santa Tereza do Oeste.

Estiveram presentes também os alunos do Colégio Agrícola Estadual de Toledo, da PUC Campus Toledo, UNIOESTE e SENAI.

FRACKING

Essa ação consiste na perfuração do solo, em profundidade de até 3 mil metros, para a introdução de substâncias químicas (contabilizadas em mais de 600 substâncias diferentes) associado a milhares de litros de água em grande pressão para a descompactação do solo possibilitando a liberando o xisto.

Após a perfuração, esses "poços" tem vida útil de até um ano e meio, e mesmo depois de desativado, continuam liberando essas substâncias injetadas, que chegam até os lençóis freaticos e contaminam a água.
Nos Estados Unidos mais de 500 poços como esses já foram cavados. Os riscos para a saúde e danos ambientais são incalculáveis.

Para maiores informações, existe uma organização que luta contra as ações do fracking no Brasil, através do site. Saiba mais: http://frackingnaobrasil.blogspot.com.br/

Fonte: Vereador Adriano Remonti - PT (via Facebook) - 21/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário